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Detetives On-Line: O Perfil Do Consumidor Investigativo é Representado por 90% da população conectada, os “detetives on-line” são aqueles que pesquisam pela internet antes de comprar em lojas físicas. Já 63% desta fatia tem o costume de visitar lojas físicas antes de comprar online.

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Detetives On-Line: O Perfil Do Consumidor Investigativo

Detetives on-line: o ovo perfil do consumidor

Se você é empreendedor e ainda não ouviu falar nos “detetives on-line”, fique atento! Eles influenciam diretamente em suas vendas. – Com perfil curioso e desconfiado, gostam de ter certeza que estão fazendo a escolha certa na hora da compra. Para isso, investigam informações disponibilizadas na internet, ou na troca de experiências com amigos, familiares e conhecidos. Essa investigação prévia à compra se torna um potencializador para criação de valor sobre a sua marca e produto, para só então adicionar o produto pesquisado no carrinho.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”, em 2015, revelou que cerca de 9 em cada 10 consumidores brasileiros, com acesso à internet, pesquisam online antes de comprar em lojas físicas. Este comportamento está presente em todas as faixas etárias. No entanto, é mais evidente em indivíduos de idade entre 18 e 34 anos (93%).

Qual o perfil dos “detetives on-line”?

Os “detetives on-line” valorizam e muito a troca de experiências, sendo muito receptíveis a opinião de especialistas e pessoas em seu círculo pessoal e de amizade. Portanto, cerca de 47% das pesquisas são em sites de e-commerce (campos de comentários ou classificação por meio de estrelas). Já em redes sociais, gira em torno de 39% e blogs especializados (36%). No entanto, os locais mais procurados são os sites comparadores de preços e/ou com informações a respeito das características dos produtos e marcas (62%), assim como os portais que mensuram o nível de reclamação (54%).

Segundo o levantamento, os produtos eletrônicos (75%) – por seu alto índice de custo e valor – são os que mais geram pesquisas na internet, tanto para efetivar a compra em lojas físicas, quanto em lojas virtuais. Na sequência, os eletrodomésticos com 58% das buscas, seguido de calçados (32%), vestuário (29%), livros (26%) e por fim, cosméticos e perfumes (24%).

Apenas para ilustrar, imagina que um sujeito deseja comprar um celular. Ele ainda não tem preferência por marca ou modelo, mas sabe o que esperar deste aparelho nos quesitos qualidade, funcionalidades e praticidade. Antes de efetivar a compra ele vai colher informações, na internet, com amigos e conhecidos para só então poder construir uma relação de confiança com a marca/produto. Sendo assim, para ser prioridade no mercado é preciso trabalhar – e muito bem – a reputação do seu negócio no ambiente online, assim como em uma pós-venda.

A fórmula secreta é a construção de uma imagem online positiva, que se reflita no mundo físico, ou seja, na experiência de fato com o produto/marca. Para isso acontecer é necessária uma atenção especial com as mídias sociais e canais online, como blogs e sites. A empresa precisa de um plano de marketing focado na geração de valor e engajamento junto ao público, assim como na construção de um plano estratégico, que contemple o monitoramento como ação essencial e um plano de crise, como medida emergencial. Pense nisso: estar na era digital, sem marcar presença na internet é o mesmo que não existir em seu tempo. Gostou dessa matéria sobre Detetives On-Line: O Perfil Do Consumidor Investigativo?

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Fonte:http://www.segs.com.br/

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